O que é a Psicoterapia e o que ela pode fazer pelo seu bem-estar?

Quando alguém chega a um consultório decidido a expor a sua vida, mas sobretudo as suas fragilidades é porque não está bem! Decididamente ninguém se “mostra” se não tiver um ganho secundário maior com esse comportamento.

É claro que um consultório onde os profissionais se regem por códigos de ética é um lugar seguro para dizer o que pensa e sente sem por isso sofrer qualquer tipo de julgamento. É também um espaço de confidencialidade.

E afinal o que é a Psicoterapia?

É importante definir primeiro que dentro da Psicoterapia existem vários métodos de tratamento, ou abordagens, embora a maioria tenha ido beber à mesma fonte: Wilhelm Reich, médico e psicanalista, percursor de Freud.

Reich olhou o ser humano como um todo, como um ser holístico, composto por corpo e mente e, portanto, integrando o trabalho corporal no processo de cura.

A Psicoterapia Somática, a qual sigo, é uma das correntes mais atuais e completas de abordar o ser humano, a par com a Biodinâmica e a Bioenergética. Estas três correntes têm uma visão integradora do ser humano – corpo/ mente.

Quantas doenças crónicas não derivam do nosso sistema nervoso estar em sobrecarga?

O corpo também é um reflexo das emoções reprimidas, das vivências traumáticas e da história de cada um.

As posturas corporais são adquiridas, tal como as posturas comportamentais, ao longo dos anos e de acordo com as nossas vivências.

Assim se ajuda a explicar as escolioses, a anorexia ou bulimia ou mesmo a fibromialgia.

Cada corpo conta uma história. Além de que a mente por vezes pode enganar-nos, mas o corpo expressa-se numa linguagem impossível de esconder.

A Psicoterapia Somática aborda o paciente através do diálogo, mas também do desenho, das posturas corporais, dos movimentos que exagera ou reprime, da respiração e sobretudo promove a observação dinâmica sobre o próprio corpo, para perceber e satisfazer as suas necessidades atuais.

O corpo é uma das melhores ferramentas à disposição do terapeuta.

Quando estamos em ressonância com o nosso paciente é possível “sentir” as sensações corporais dessa pessoa. Essa informação ajuda-nos a descodificar o sentir e a procurar formas mais confortáveis de estar. Outras vezes, o corpo do psicoterapeuta é um tradutor das sensações através do espelhamento do outro para que ele perceba como é a sua postura.

O corpo guarda memórias que cognitivamente podemos nem sequer reter. Descarregar movimentos interrompidos do corpo é uma forma de libertar trauma e seguir em frente.

O que é traumático “ não é o evento em si mas o que pensamos dele”.

Partindo desta ideia não podemos mudar o que aconteceu. Mas podemos mudar a nossa perspetiva sobre isso à luz do que sabemos hoje e reescrever uma nova história ou um novo conto que contamos a nós próprios.

A psicoterapia visa atuar em problemas como a depressão, a ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental. A psicoterapia vai para além da hora da consulta, já que ela promove uma mudança interior que se vai fazendo. O resultado esperado é o restabelecimento da qualidade de vida desenvolvendo recursos internos para lidar com assuntos do passado, do presente e ter serenidade quanto ao futuro.

Partilhe nas redes sociais